Medalha da Campanha do Mato Grosso

É também chamada por “Medalha de Constancia e Valor” ou “Medalha da Campanha de Mato Grosso”.

Por decreto de nº 3926 de 7 de agosto de 1867, referendado pelo então Ministro da Guerra João Lustoza da Cunha Paranaguá, o Imperador atendendo á constancia e valor com que, não obstante as privações sofridas, se houveram as Forças Expedicionárias em Operações ao Sul de Mato Grosso, houve por bem conceder-lhes o uso da medalha de “Constancia e Valor”.

Por decreto de 6 de junho de 1868 a medalha foi concedida ás forças que marcharam da Capital da Província afim de operar contra Corumbá, que, sem defesa, foi abandonada pela população em 2 de janeiro de 1865 e ocupada pelas forças paraguaias. Corumbá foi retomada dois anos mais tarde, em 13 de junho de 1867, quando as forças de Cuiabá cobriram-se de glórias e puseram fora de combate quase toda a guarnição , tomando 6 canhões e duas bandeiras do inimigo. A expulsão de Corumbá diminuiu a atividade dos paraguaios, que ficaram no Forte de Coimbra, cruzando os seus navios o Rio Paraguai. Mato Grosso ficara livre da invasão inimiga depois da Passagem de Humaitá, efetuado por Delphim Carlos de Carvalho com encouraçados brasileiros, três dos quais chegaram a Assumpção em 24 de fevereiro de 1868.Viu-se o Paraguai na contingência de recolher todas as suas forças ao território Paraguaio.

A medalha de Mato Grosso pendia do lado esquerdo do peito por uma fita de quatro listras, sendo de cor azul as dos extremos, e verde e amarelo a do centro.

Dessa medalha existem dois cunhos: Casa da Moeda e Joalheria Victor Resse. Este último difere bastante do primeiro, pois a coroa de louros é muito diferente e os dizeres “Matto Grosso - 1867” são em caracteres mais altos e mais grossos.

O desenho da referida medalha não foi publicada junto ao Decreto, foram remetidas diretamente ao joalheiro Victor Resse, responsável pela confecção de inúmeras medalhas desse período.

A medalha foi cunhada em ouro para Oficiais superiores, em prata para Capitães e subalternos e em bronze para praças. Todas nas mesmas dimensões.