Medalha da Rendição de Uruguaiana

Por decreto nº 3515 de 20 de Setembro de 1865, firmado pelo Ministro da Guerra, Senador do Império, Ângelo Muniz da Silva Ferraz, houve por bem Dom Pedro II conceder uma medalha a todos os oficiais, praças, magistrados, empregados e pessoas de sua comitiva que assistiram e tomaram parte da rendição do Exército da República do Paraguai que ocupava a Vila de Uruguaiana.

Todas os agraciados usaram a medalha pendente de uma fita com 3 listas de largura igual, sendo as laterais em azul celeste e a do centro em verde.

Os Membros da Família Imperial, o Ministro da Guerra e os Oficiais Generais, usavam a medalha em ouro, do lado direito do peito. Os outros oficiais, paisanos empregados na Secretaria da Guerra, Magistrados e pessoas de distinção recebiam a medalha em prata, do mesmo lado direito. Já os praças e outras pessoas não compreendidas acima, receberam a medalha em liga de zinco e antimônio, para uso no lado esquerdo do peito.

São conhecidos dois cunhos para ela, a da Casa da Moeda e o da joalheria Victor Resse. Citamos suas diferenças de cunhagem abaixo:

- Casa da Moeda: Lê-se no anverso a palavra “Uruguayana” dentro de uma coroa de fumo e café. O ramo de fumo tem 12 folhas e o de café tem 19. No reverso a data de 18 de setembro de 1865” dentro de uma coroa formada por dois ramos de louro, tendo cada um 24 folhas agrupadas de três em três.
- Joalheria Victor Resse: Lê-se no anverso em caracteres maiores a palavra “Uruguayana” dentro de uma coroa de fumo e café. O ramo de fumo tem 11 folhas e o de café tem 16. No reverso a data de 18 de setembro de 1865” dentro de uma coroa formada por dois ramos de louro,unidos na parte inferior por um laço, tendo cada um 16 folhas agrupadas de duas em duas. No cunho Victor Resse, observamos um caráter mais artístico, apresentando em cada ramo a nervura das folhas. No reverso, o ramo de café ostenta quatro grãos em cada interseção de folhas e o ramo de fumo termina com três flores de tabaco.

Conforme determinava seu decreto, as Forças Aliadas receberiam a medalha. Terminada a guerra, foi cumprida a determinação.