Medalhas são pequenos pedaços da história de um indivíduo e de uma nação. Preservá-las e estudá-las é preservar a história do Brasil e a memória de seus personagens, sendo esse o único objetivo deste site.

Artistas desenharam e ourives de muito talento deram forma a belíssimas peças que marcaram importantes passagens da nossa história tornando o estudo da medalhística brasileira uma tarefa fascinante tanto no aspecto estético quanto no histórico.

As medalhas vêm sendo utilizadas persistentemente pela humanidade desde o Egito dos faraós. As condecorações militares e ordens honoríficas, tal como as conhecemos hoje, surgiram na Europa, na época das Guerras Napoleônicas (1796-1815). O nosso caso não se trata de uma exceção, pois, no Brasil as primeiras condecorações datam de 1809, o que resultou em um campo de estudo muito amplo e variado. Não é pretensão deste espaço apresentar todas as medalhas brasileiras - o que seria uma tarefa impossível dadas as suas dimensões, porém nossa intenção é mostrar as mais significativas dentro de cada período, trazendo informações objetivas e, principalmente, mostrando através de imagens os detalhes e a beleza de cada peça.

Favorecidos pela facilidade na comunicação através da internet, os autores deste site esperam atingir e sensibilizar um grande número de interessados em medalhística brasileira sejam estes entusiastas historiadores ou colecionadores de longa data.

De ambos os públicos, aguardamos comentários, correções, críticas, elogios e, acima de tudo, colaboração através de informações ou imagens, além de singularidades de peças de acervos particulares.

Para tornar a participação dos internautas mais efetiva, criamos um fórum de discussão que abrange história e medalhística. Faça agora mesmo seu cadastro!

Esse site é dedicado a todos aqueles que usaram e aos que usam no peito nossos objetos de estudo.

 
 

Ordens e Medalhas Militares do Brasil:

Ricardo Della Rosa, 39, nascido em São Paulo/SP, é formado em Artes Plásticas e trabalha com comunicação interativa desde 1995. Aficionado por história militar brasileira é o autor do blog TUDO POR SÃO PAULO, no qual apresenta material inédito da Revolução de 1932.
www.tudoporsaopaulo.com.br

Breno Zarranz, 35, nascido em Niterói/RJ, é Agente Administrativo de empresa privada desde 2001. Aficionado por história militar e política, sobretudo nacionais.

 
 

As informações trazidas por esse site foram colhidas e editadas de diversas fontes, sendo uma das principais os Decretos e as Leis que criaram e regularam as condecorações.

Para um estudo mais aprofundado do assunto, recomendamos a pesquisa nas publicações mencionadas abaixo:

• Ordens Honoríficas do Brasil, Luiz Marques Poliano, Imprensa Nacional 1943
• Medalhas e Condecorações, Marinha do Brasil, 1983
• Medalhas Militares Brasileiras da Segunda Guerra Mundial e Medalhas Militares de Bons Serviços, Museu Histórico Nacional, 1956
• Condecoração Valor de Mérito, Banco Central do Brasil
• Medalhística Militar Brasileira, Ministério do Exército, 1968
• Anuário da Ordem do Rio Branco, Palácio do Itamaraty, 1976
• Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Ministério da Relações Exteriores, 1935
• O Museu Imperial, Banco Safra, 1992
• Museu de Valores do Banco Central, Banco Safra, 1988
• Catálogo das Medalhas da República, Kurt Prober, 1955
• Os Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai, Gal. Paulo de Queiroz Duarte, BIBLIEX, 1981
• Bandeiras que Contam Histórias, João Guilherme C. Ribeiro, Zit Editora, 2003
• Medalhística Aeronáutica Brasileira, Gabinete do Ministro da Aeronáutica, 1998
• Collecção das Leis do Império do Brasil – 1865
• Medalhas Militares Brasileiras da Época Colonial ao Fim do Primeiro Reinado - Francisco Marques dos Santos – 1937
• A Guerra do Paraguay na Medalhística Militar Brasileira” Francisco Marques dos Santos – 1937
• Medalhas e Condecorações Brasileiras – Collectanea de Actos Officiaes - Coronel Laurenio Lago – 1935
• Almanaque - Ordem do Mérito Judiciário Militar - Superior Tribunal Militar - 1976

 
 

As medalhas aqui exibidas pertencem a várias coleções particulares no Brasil e Exterior, bem como acervos de museus públicos e privados. Suas imagens foram cedidas por seus proprietários para uso exclusivo neste site e sua utilização, divulgação ou reprodução fora deste contexto e sem a autorização prévia por escrito dos autores do site são expressamente proibidas.

Os autores deste site advertem que a utilização deste material em desacordo com estes termos sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei Federal nº. 9.610 de 19/02/1998 (Lei de Direitos Autorais), em especial seus artigos 101 a 110, sem prejuízo de outras normas aplicáveis.